Sobre o Comitê

Comitê de Bolsistas do Insper foi fundado em 2021 e visa impactar positivamente toda a Comunidade de Bolsistas do Insper. Cabe ao Comitê receber e compreender os anseios e necessidades dos bolsistas integrais e parciais e buscar, junto ao Programa de Bolsas, formas de melhorar ou mudar pontos que forem considerados relevantes por ambas as partes. Também é de atribuição do Comitê a sugestão e/ou elaboração de eventos, palestras e encontros para os bolsistas, bem como o apoio de seus membros às campanhas propostas pelo PB (tais como a Campanha Transforme, Campanha Alumni, Bolsas Étnico-raciais, Semana Transformar). Além disso, o Comitê visa apoiar os bolsistas que estiverem com dificuldade nas matérias do Insper por meio de aulas gratuitas e compartilhamento de materiais e exercícios.

Dessa forma, podemos consolidar aqui que a principal intenção do Comitê é fazer com que o Programa de Bolsas do Insper se torne cada dia maior, mais inclusivo e melhor.

Frentes e áreas de atuação do Comitê

Atualmente estamos divididos da seguinte forma:

1. Conselho

O Conselho Deliberativo é o órgão deliberativo e consultivo máximo do Comitê. O Conselho é composto por membros que possuem ou possuíram significativa relevância dentro do Comitê de Bolsistas e Programa de Bolsas do Insper e visa fiscalizar as atividades da Gestão do Comitê como um todo para garantir os legados e feitos da organização.

2. Diretoria Executiva

Diretoria Executiva do Comitê é composta pelas figuras do Presidente e Vice-presidente, os quais representam oficialmente a Diretoria/Gestão do Comitê frente ao Programa de Bolsas do Insper e frente a nossa Comunidade Bolsista. Também é de responsabilidade do Presidente e Vice manter a ordem, organizar e fiscalizar as atividades do Comitê e de toda sua Diretoria ao longo da Gestão, solicitando orientação ou reportando diretamente ao Conselho sobre quaisquer fatos relevantes envolvendo a organização.

3. Diretoria de Apoio Acadêmico

Diretoria de Apoio Acadêmico é responsável pela elaboração e organização de aulas solidárias, monitorias e materiais gratuitos de suporte aos alunos bolsistas nas disciplinas em que forem relatadas maior demanda, dificuldade e reprovações.

4. Diretoria de Eventos e Mídias

Diretoria de Eventos e Mídias é responsável pela elaboração de eventos, encontros e atividades de integração entre bolsistas. Além disso, também é responsável pela gestão e presença do Comitê nas plataformas digitais, como o Instagram e LinkedIn.

5. Diretoria de Projetos

Diretoria de Projetos é responsável pela elaboração e condução de projetos internos e externos ao Comitê que necessitem de um maior suporte e dedicação para a sua realização. Um dos projetos desenvolvidos no semestre 23.1 envolveu a criação de um aplicativo e, a partir de agora, um dos projetos para 23.2 envolverá a manutenção desse site, quando necessário.

6. Diretoria de Recursos Humanos

Diretoria de Recursos Humanos é a reponsável pela elaboração do processo de adesão de novos membros ao Comitê, intermediar – e, na medida do possível, buscar prevenir – possíveis conflitos internos, elaborar reuniões de acompanhamento entre os membros e áreas, reservar salas e espaços junto ao MultiInsper e prezar pelo bem-estar de todos os membros dentro do Comitê.

7. Diretoria de Relacionamento Institucional

Diretoria de Relacionamento Institucional é responsável por toda comunicação formal do Comitê nos âmbitos interno e externo, sendo seus principais meios de comunicação o e-mail e WhatsApp. É responsável por fazer a ponte principal entre o Comitê de Bolsistas, bolsistas integrais/parciais e o Programa de Bolsas/Insper. Além disso, cabe à Diretoria de RI ouvir as demandas trazidas pela Comunidade Bolsista e intermediar possíveis conflitos entre os bolsistas e o Programa de Bolsas/Insper. Por fim, também é uma das principais atribuições do RI zelar pela credibilidade ética e moral do Comitê perante a Comunidade Bolsista e perante o Programa de Bolsas/Insper de acordo com o nosso estatuto.

Premiações

Na edição de 2024 do Prêmio Comunidade Bolsistas do Insper (3ª edição), os ex-presidentes Lorran (Gestão 2022) e Amanda (Gestão 2023) foram homenageados com uma menção honrosa por terem dado continuidade, com sucesso, ao Comitê de Bolsistas e por toda contribuição junto ao Programa de Bolsas do Insper em 2023.